Skip to Content

É cada vez mais frequente no mercado a fusão ou incorporação de duas ou mais empresas que criam, juntas, uma nova marca corporativa.

http://cdn.blog-sap.com/brazil/files/2013/08/brasil-food1.jpg

Quando duas empresas resolvem se juntar surgem inúmeros problemas: dados intermináveis, novos processos e funcionários, e isso demanda uma nova forma de gerenciar os negócios dentro da nova companhia.

Um exemplo de fusão de sucesso pode ser visto na Brasil Foods, que desde o início de 2013 é conhecida apenas pela sigla BRF, após a fusão da empresa com a Sadia.

A Brasil Foods nasceu da fusão das empresas Perdigão S.A, Batavo, Perdigão Mato Grosso e Perdigão Agroindustrial no início de 2008. Após as incorporações os grandes desafios da empresa eram viabilizar a incorporação societária de três empresas em apenas quatro meses, em dois go lives distintos; e o processo de incorporação que ocorria paralelamente com outros dois grandes projetos, tornando necessário um controle detalhado de todas as atividades dos projetos relacionados.

Diante destes desafios, a BRF optou pelos serviços do grupo SAP System Landscape Optimization. A solução não apenas assegurou a transição entre os sistemas, como também ajudou a realizar os processos de incorporação no prazo estabelecido.

“O projeto, que levaria em torno de dez meses caso fossem utilizados modelos tradicionais de integração, foi realizado em quatro meses, com menos esforços e maior integridade dos dados e dos aplicativos”, ressalta Antônio Carlos Cesco, gerente de planejamento e projetos de TI da Perdigão.

A BRF é responsável por 56% das vendas nos segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, vegetais congelados, entre outros produtos, no Brasil.

Com isso a BRF alcançou o posto de 39ª colocada entre as empresas mais inovadoras do mundo, segundo a revista Forbes. A companhia também ocupa a liderança entre as empresas do agronegócio que mais empregam no Brasil, segundo pesquisa da revista Exame.

As incorporações podem ajudar bastante no desenvolvimento de uma empresa. No entanto, administrar novos dados, processos e clientes é uma tarefa complicada, tornando-se necessário obter ferramentas e soluções para ultrapassar os obstáculos que estas inclusões podem trazer para o negócio.


To report this post you need to login first.

Be the first to leave a comment

You must be Logged on to comment or reply to a post.

Leave a Reply