Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
0 Kudos

Um plano de negócios pode ser comparado ao roteiro de um filme: visão, estratégias, objetivos e táticas para desenvolver sua empresa, enquanto em um roteiro, o desenvolvimento de diálogos, o entra e sai de personagens, deve ser tudo bem detalhado.

http://cdn.blog-sap.com/brazil/files/2013/08/negocios.jpg

A única – e enorme – diferença é que em um roteiro de filme você conhece a história que escreveu até o final, as mudanças e oscilações estão sob controle, e no mercado as coisas são bem diferentes.

Se prender a um plano empresarial pode dificultar o crescimento da sua empresa. Muitos empreendedores de sucesso no mercado não escreveram planos de negócios. Consideram importante pensar nos aspectos fundamentais de um mercado sem acompanhar com rigidez o plano, pois isso pode prejudicar a flexibilidade e dificultar a adaptação a novos desafios de um mercado em constante mudança.

Se limitar ao Business Planpode prejudicar a evolução de uma empresa, e a falta de flexibilidade pode complicar o desenvolvimento de novas ideias.

A importância do plano de negócios para começar com a sua PME é indiscutível, mas segui-lo à risca é um erro. Existem cinco perguntas básicas que você deve responder para desenvolver o seu plano empresarial:

  1. 1.       Qual o meu diferencial em relação à concorrência?
  2. 2.       Qual o preço ideal para o meu produto?
  3. 3.       Qual a demanda para o meu produto?
  4. 4.       Qual a equipe ideal para o meu negócio?
  5. 5.       O que pode dar errado?

A maioria das respostas a estas perguntas variam com o passar do tempo. O diferencial do negócio pode estar ultrapassado daqui a um mês, os preços podem não estar mais adequados ao produto, a demanda pode ter mudado, novos funcionários na equipe podem ser necessários para suprir novas necessidades, os possíveis erros mudam em conjunto com o mercado, mas é possível transformá-los em grandes acertos para os negócios.



Top kudoed authors