Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member
0 Kudos

As PMEs se converteram nas heroínas dos mercados emergentes.

São o motor da criação de emprego, e por isso têm um valor muito significativo na economia das regiões de contínuo crescimento econômico, como o Brasil.

http://cdn.blog-sap.com/brazil/files/2013/08/crecimiento-pymes.png

Mas ainda existem muitos obstáculos. As PMEs enfrentam os mesmos desafios que as grandes empresas, mas podem ter acesso às mesmas oportunidades.

A tecnologia é muito importante neste processo, como um grande elemento de transformação: investir em inovação deve ser uma prioridade estratégica à medida que uma empresa PME se adapta ao mercado global.

“O caminho está bem traçado para as PMEs”, afirma Edward Cone, diretor editorial e analista sênior da Oxford Economics. “A globalização, a transformação e a tecnologia serão os sinais de identidade do sucesso das pequenas e médias empresas”.

Segundo um estudo feito pela Oxford Economics, as organizações dos mercados emergentes são mais acessíveis à adoção de novas tecnologias que as de outros países.

Softwares de gestão empresarial, análises de dados, mobilidade, uso de redes sociais e cloud computing são as mais escolhidas. Na maioria das PMEs da América Latina, a mobilidade é considerada a tecnologia com maior potencial para gerar vantagens competitivas.

A inovação é uma das chaves para maiores vantagens competitivas que permitem expandir um negócio de forma global. Mas apenas adotar uma nova tecnologia não basta.

Desenhar uma cultura de inovação como parte da estratégia integral da empresa é uma prioridade nos esforços de transformação para ampliar as fronteiras e introduzir-se em novos mercados.