Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member203441
Participant
0 Kudos

     Pessoal, hoje irei comentar um pouco sobre uma aplicação difícil de ser inserida em projetos SAP, mas que são muito importantes Gestão da Performance e o “Balanced Scorecard”.

O sucesso de um projeto é decorrente, dentre outros fatores, de sua capacidade de enxergar possibilidades para o futuro (visão) e preparar-se bem para o mesmo, formulando os caminhos para atingi-lo (estratégias) e definindo claramente os objetivos e as metas necessários. Definir metas, expressões quantitativas (físicas ou financeiras) dos objetivos, não basta.

É preciso executar ações de gestão e processos de negócios para atingi-las, assim como constatar os êxitos, os desvios e os fracassos da gestão. Para isso, é preciso medir e acompanhar indicadores de desempenho. Os indicadores, métricas ou índices que expressam as metas são, portanto, a base da avaliação do desempenho de qualquer organização, a luz do seu planejamento estratégico. Esse ciclo deve se repetir, continuamente, de forma a aperfeiçoar os resultados e garantir a sobrevivência e o crescimento das empresas.

Sem indicadores de desempenho - ou performance - ligados à estratégia do projeto SAP, sem uma clara definição de responsabilidades e sem ferramentas apropriadas para a gestão desses indicadores, é difícil atingir ganhos de performance sustentáveis. Em outras palavras, é preciso executar uma eficiente gestão da performance dentro de seus projetos com uma efetiva participação de sua equipe.

A peça fundamental do processo de gestão da performance é o que se chama, usualmente, de quadro de indicadores estratégicos ou "scorecard" estratégico. Uma espécie de painel de controle da gestão provê aos Gerentes de projetos  e Consultores  as informações necessárias à gestão de seu projeto.

Cada objetivo estratégico possui direcionadores, ou seja, pontos críticos ou condicionantes principais, sem os quais não haverá sucesso na sua realização (e o alcance de suas metas). Realizar esse processo para todos os níveis do projeto garante uma uniformidade de propósitos em prol da estratégia formulada.

Evidentemente, as coisas não são tão simples. Em tese, poderíamos buscar uma relação de causa e efeito que iria da visão aos indicadores de performance. Na prática, isso não acontece de forma tão direta. O contexto em que projeto está inserida é complexo, dinâmico e move-se de forma contínua e rápida. Para garantir que as decisões dentro do projeto sejam tomadas da melhor forma, é preciso encarar o sistema como um todo, entendendo todos os relacionamentos entre as partes. A gestão de performance deve refletir esse contexto, por este motivo eu sempre volto a comentar sobre a importância de um time unido.

Ainda que se tenha identificado corretamente os indicadores de performance a serem monitorados, é grande o risco de tal conjunto ser desbalanceado, ou seja, restrito a uma visão parcial do projeto em si.. O que ocorre normalmente é uma predominância de indicadores de natureza financeira, refletindo o paradigma funcionalista dominante. Os resultados de uma má escolha e um acompanhamento equivocado de indicadores de performance podem levar ao desvio dos objetivos estratégicos. O balanceamento dos indicadores, portanto, é fator crítico para o sucesso da gestão da performance dentro dos projetos SAP.

Eu acredito que o "balanced scorecard" é mais que um sistema de medidas táticas e operacionais... Projetos  inovadores podem uasar o "scorecard" como um sistema de gestão estratégica para administrar a estratégia a longo prazo. O BSC deve, assim, refletir o planejamento estratégico do projeto e representar com perfeição, de forma balanceada, suas particularidades. Além disso, dado o dinamismo das organizações atuais, o seu direcionamento estratégico pode sofrer ajustes constantes e o BSC deve não só refletir tais ajustes como contribuir para os redirecionamentos estratégicos. Destaque-se que as dimensões do BSC não precisam ficar limitadas àquelas originalmente sugeridas por este motivos temos varias ferramentas de apoio, entre elas o ASAP.

Em resumo, há alguns princípios que devem ser levados em conta pelos projetos na definição dos indicadores de performance, no contexto do desenho e implementação do "balanced scorecard":

  • Representar de forma quantitativa o valor agregado ao negócio por suas estratégias.
  • Possuir materialidade para o direcionamento do negócio.
  • Refletir relações de causa e efeito.
  • Ser compreendidos de forma generalizada por todos na organização e também no seu time de projeto.
  • Possuir clara responsabilidade defindo o papel de cada um no projeto.(sponsor e stakeholders)
  • Servir para a tomada de decisão.
  • Ser em número apropriado, nem muitos nem poucos, os necessários.
  • Estar agrupados em dimensões, de forma balanceada, refletindo em sua integralidade a estratégia do projeto..
  • Possuir metas bem definidas com graus de tolerância também quantificados, quem definee data e Você, pastel só na feira...

A eficácia do "balanced scorecard" depende do amplo entendimento dos conceitos, de uma visão integradora e de uma maturidade na gestão estratégica e da performance. Caso contrário se limitará a mais uma ferramenta de gestão efêmera.

Best Regard's

Gilberto Disessa Junior