Skip to Content

Cerca de um mês atrás fiz uma pesquisa entre os alunos da turma de NF-e 10. Uma das questões era sobre: qual versão ou nível do SP estavam utilizando. Para minha supresa 55% das empresas estavam ainda com o SAP NF-e 1.0!!!

Isso significa que essas empresas NÃO estavam conseguindo cancelar NF-e! E, recentemente, aqui mesmo no fórum alguém comentou que ficou surpreso com a necessidade de fazer uma atualização do SAP NF-e para atender o requisito de cancelamento por evento (estava ainda na versão 1.0)!

Tentando entender os motivos que levaram as empresas a deixar isso acontecer… a percepção foi de que algumas empresas não conseguem definir um responsável por acompanhar as atualizações sejam elas fiscais e/ou de sistema! A área de TI entende que é responsabilidade da área de negócio/fiscal acompanhar as mudanças na legislação e então solicitar as alterações/atualizações de sistema. Já a área fiscal entende que a iniciativa de atualização deve partir da área de TI já que inevitavelmente demanda uma atualização das soluções da SAP.

Sem querer puxar a sardinha pro lado de alguém… o importante é que as empresas implementem uma política de atualização tanto do SAP NF-e, do PI bem como do SAP ECC.

Cabe lembrar que novas funcionalidades, melhorias e alterações no schema XML no SAP NF-e, somente são entregues através de support package (em média liberado um a cada quatro meses). Quanto ao ECC… saiba que são liberadas em média 1 oss note por dia referente a localização Brasil!

Exemplo recente? Lei da transparência! Houve mudança no schema XML. Quem precisa gerar XML com as novas tags ou mesmo quem recebe um XML de seu fornecedor somente irá conseguir processar/armazenar o XML com a implementação do SP14 no SAP NF-e!

Ou seja, se a sua empresa ainda não possui uma política de atualização das soluções SAP para atender a legislação.. acho importante correr para implementar uma ou você corre o risco da sua empresa ficar sem faturar em algum momento!

Abraço e boa sorte! 🙂

Eduardo Chagas

To report this post you need to login first.

13 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Fernando Da Ros

    Bom dia Eduardo,

    Parabéns pelo post. É a mais pura verdade.

    Nas minhas visitações em clientes ou por suporte o comum me dói o coração saber o quanto “imobilizado” é o tal do SAP NFE. Instalado a 1, 2 anos e continua intacto 🙁

    Que este blog seja lido pelos clientes para fazer coro quando a consultoria dá essas dicas. Ahh, e aproveitando que toquei no assunto deve nascer dentro da empresa este time que fará, manterá e executará a politica de atualização. Mesmo que contratando mão de obra externa para executar o domínio do que tem que ser feito deve ficar internalizado.

    Atenciosamente, Fernando Da Rós

    (0) 
  2. Rodrigo Pagani

    Oi Eduardo, tudo bem?

    Parabéns pelo post e obrigado..!!

    Posts como esse nos da mais segurança quando na hora de convencer/mostrar para o cliente o quão importante é a atualização dos sistemas ainda mais falando de GRC, NF-e  e CT-e soluções relativamente novas.

    Um abraço

    Rodrigo Pagani

    (0) 
  3. Rafael Santos Araújo

    Caro Eduardo Chagas, vc poderia me dizer se é possível aplicar o “cancelamento por evento” em uma empresa que está no support package 8 (SAP_APPL – SAPKH60408)????

    (0) 
  4. Victor Almeida

    Muito bom o post Eduardo! Estamos agora com este problema na empresa, estamos utilizando o SP13 e algumas notas de entrada não estão subindo ao sistema devido a TAG <vTotTrib>, problema este já resolvido no SP14. Acredito na importância sim dessa política e creio que será muito útil nas empresas. Parabéns!

    (0) 
  5. João Cataldi

    Olá Eduardo, Muito legal o post!

    Ainda essa semana conversei com um cliente, que me falava sobre a dificuldade de definir a área responsável pelo SAP NF-e.

    Abs.

    (0) 
  6. Eduardo Chagas Post author

    Vou ter que comentar aqui… semana passada ouvi de uma pessoa responsável por NF-e na empresa que ela trabalhava… me perguntar o que era o FCI? 😯 Isso não seria um problema se a empresa não fosse impactada… o que não era o caso!

    Se você ainda não planejou a implementação do SP15… está atrasado! Já deveria estar pensando no SP16!!!

    (0) 
    1. Fabio Pagoti

      Oi Eduardo,

      Concordo contigo. Deve-se haver um planejamento. Minha opinião é a seguinte : não é responsabilidade de TI ficar a par de tal tipo de assunto e ficar com tal responsabilidade.

      Quanto ao desconhecimento do responsável… acho que vai muito de empresa para empresa e dos seus departamentos.. não culparia o responsável por NF-e não saber sobre o FCI. O FCI foi mal aprovado, mal desenhado, mal documentado, mal arquitetado pelo governo e em todas as empresas.. provavelmente mal desenvolvido. Tanto é que o nome correto deveria ser ZZZFCI.

      Abraços!

      (0) 

Leave a Reply