SAP for Banking Blogs
Read and write blog posts showcasing innovative banking solutions and success stories powered by SAP. Discover cutting-edge insights and practical tips.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Former Member

Print

Que a tecnologia móvel impacta de maneira positiva na indústria bancária não resta dúvida. Aliás, impacta de duas maneiras: a nível interno, oferece ferramentas mais eficientes aos gerentes e funcionários para administrar de forma mais dinâmica e eficiente sua informação e, a nível externo, cada vez mais aplicações móveis, através das quais os clientes podem monitorar suas contas e gastos, realizar transferências e pagar seus serviços e impostos a qualquer momento e de qualquer lugar.

Isso já não é novidade, mas a principal pergunta é: o que está por vir?

A possível resposta a este questionamento é a tecnologia de Comunicação de Curto Alcance (NFC). Trata-se de um sistema de comunicação inalâmbrica que funciona por aproximação (parecido ao Bluetooth) e que já está sendo integrado a smartphones e tablets.

A indústria bancária é uma das que mais vêm trabalhando para impulsionar a NFC. A ideia é que nossos dispositivos móveis contem com esta tecnologia para realizar pagamentos e compras de maneira rápida e fácil. Assim, não será necessário levar na carteira diferentes cartões de crédito: todos estarão no telefone e poderão ser usados de forma rápida, segura e imediata.

O Royal Bank of Canada, cliente da SAP, se mostra como uma das primeiras entidades bancárias que poderia lançar uma prova piloto que aplique este sistema. A tecnologia NFC permite que dois dispositivos troquem informação no mesmo instante apenas aproximando-os. A comunicação entre ambos dispositivos é controlada por um canal encriptado, que permite realizar pagamentos e transações de maneira segura.

Ter foco no desenvolvimento do Mobile Banking é o novo caminho estratégico para garantir a lealdade e satisfação dos clientes na indústria bancária.