Additional Blogs by Members
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
former_member203441
Participant
0 Kudos

A diferença entre acompanhamento e gerenciamento de projetos

Apesar de parecerem a mesma coisa, há uma grande diferença entre o acompanhamento e o gerenciamento de projetos. Um gerente de projetosdeve, como o próprio nome diz, fazer o gerenciamento do projeto e por gerenciamento entendemos ações como o gerenciamento de tempo custo, escopo, atendimento a prazo, riscos, expectativas e diversas outras ações. Já o acompanhamento implica em apenas ver o que está acontecendo e não tomar ações. A verdade é dura mas podemos ter mais gerentes que fazem “acompanhamento de projetos” do que gerentes que fazem o “gerenciamento de projetos”.

Acompanhamento ou gerenciamento?

Vejamos a seguinte situação, o gerente de projetos acaba de deixar um amigo em sua casa que fica no topo de uma ladeira de 4km. O carro começa a andar e de repente o gerente de projetos percebe que o freio está falhando. O que fazer?

Aqui que é o ponto onde identificamos se o gerente de projetos fará o gerenciamento ou o acompanhamento desta situação.

Se o gerente de projetos insistir em pisar no freio que não funciona, não tomar nenhuma ação e de desesperar, o carro simplesmente chegará ao final da ladeira e baterá no muro causando um grande acidente. Isto se chama acompanhamento.

Em um outro cenário, o gerente de projetos ao perceber que o freio não funcionou, toma outra ação como por exemplo puxar o freio de mão, mesmo assim ele percebe que o carro não quer parar e para evitar o acidente ele avalia opções como por exemplo jogar o carro em um muro ainda no topo da rua e/ou pular do carro em movimento lento ainda. Neste momento percebemos a grande diferença entre o acompanhamento e o gerenciamento de projetos. O gerente do projetos, ao perceber o problema tomou ações até evitar um problema maior. Isto se chama gerenciamento.

O gerenciamento é a chave para o sucesso

Um gerente de projetos que não fica apenas acompanhando seus projetos e toma ações de gerenciamento de verdade tem sucesso garantido. Não é a toa que eles são lembrados como ícones e mentores pois eles atuam, tomam ações no momento certo e executam um gerenciamento de projetos de verdade.

Quando estiver tocando um projeto lembre-se a diferença entre o acompanhamento e o gerenciamento e decida pelas ações que o farão um gerente de projetos de verdade, reconhecido pela competência e resultados.

Best Regards

Gilberto Disessa Jr