Skip to Content

Olá Pessoal, tudo bem?

Amanhã será liberado o support package 13 do SAP NF-e 10.0 (a.k.a. GRC NF-e) e aqui seguem alguns detalhes importantes.

Antes de tudo eu recomendo a leitura minuciosa da nota SAP 1815627 (link direto aqui; precisa de S-User).

O SP contém não só o pacote do ABAP, mas também PI content.

IMPORTANTE: Se você usa a automação de entradas, é essencial implementar as notas 1763469 (EhP 05 em diante), 1754198 e 1752688 no ERP ANTES DE MIGRAR PARA O SP13!!!

As novidades principais são:

  • Novo monitor para portaria
    Este novo monitor permite escanear vários códigos de barras de uma só vez, não importando se são DANFEs ou DACTEs para um carregamento. O sistema irá automaticamente determinar se o carregamento em questão pode ou não entrar na portaria, dispensando a necessidade de ter usuários fiscais na portaria. Esta funcionalidade permite que as empresas tenham uma estrutura de portaria mais enxuta, habilitando o uso de um shared-services fiscal centralizado.
  • Rejeição de CT-es
    Desde o primeiro Support Package do SAP NF-e 10.0 é possível receber e validar os XMLs de CT-e, porém nunca foi possível marcar estes documentos como “Rejeitados” e enviar uma comunicação aos fornecedores de serviços logísticos. Agora com o SP13 isso é possível.
  • Melhoria na associação de POs
    Com o SP13 é possível associar mais de um item de NF-e a um único item de PO. Isto é comum nos casos onde na hora de faturar, o fornecedor faz uma divisão de lote. Também é útil para quem usa programa de remessa com múltiplas linhas.
  • BAdI para modificar o total da NF-e nos casos de embalagem retornável
    Em alguns estados, a embalagem retornável é considerada no total da Nota Fiscal, o que não é comportamento padrão previsto para a maioria dos estados. Agora com esta BAdI é possível cada empresa ajustar o total da NF-e conforme a interpretação de cada estado.
  • Suporte para PI Java-Only (AEX)
    Com o SP13 é possível migrar o sistema PI para sua última versão 7.31 com uma instalação somente JAVA. Esta migração reduz o TCO e traz grandes ganhos de performance, conforme nossos testes preliminares.
  • Suporte para a Nota Técnica 05/2012.
  • B2B para pessoas físicas
    Uma nova tabela de customização permite habilitar ou desabilitar o envio do XML de NF-es para clientes com CPF, e não somente CNPJ.

E por fim, a grande novidade mais aguardada:

  • Manifestação do Destinatário (nota técnica 02/2012)
    • Novos eventos
      Todos os eventos da manifestação podem ser disparados pelo SAP NF-e
      • 210200 – Confirmação da Operação
      • 210210 – Ciência da Operação
      • 210220 – Desconhecimento da Operação
      • 210240 – Operação não Realizada
    • Novos WebServices
      • Lista de NF-es emitidas contra CNPJs próprios
      • Download de NF-e

A solução de Manifestação está somente no GRC e é totalmente desacoplada e independente do ERP. Para utilizar esta funcionalidade é necessário possuir a licença do módulo de entradas. Consulte seu executivo de contas para mais informações.

Em breve vamos divulgar mais detalhes de como todas estas novidades funcionam, especialmente a manifestação por ter um processo novo e complexo para as empresas.

Esperamos que gostem das novidades e estamos totalmente abertos para qualquer tipo de feedback (construtivo, claro 😛 ).

Atenciosamente,

Equipe SAP NF-e

To report this post you need to login first.

40 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

    1. Former Member

      Na minha opinição uma das grandes novidades é o disparo das NF-es referenciadas em um CT-e com a leitura do código de barras da DACTE!

      Imagine disparar a entrada de 50 notas fiscais somente informado a chave do CT-e (obvio…desde que o CT-e tenha sido recebido e armazenado na base do SAP NF-e)!?

      (0) 
      1. Bruno Terlizzi de Renzo Post author

        Oi Eduardo,

        Ainda precisa escanear os 50 códigos de barras para garantir que as NF-es deste CT-e realmente chegaram, mas pelo menos tudo vai ser disparado com apenas 1 botão.

        Estamos bem abertos para o feedback do novo monitor de portaria também!

        Abs

        (0) 
        1. Former Member

          Fiquei triste agora! 🙁

          Aquele dia que você me mostrou entendi errado então. Mas por que não dispara automático ou então pede para confirmar somente? Não vejo muito sentido ter que ler a chave de todas as notas.

          abraço

          (0) 
            1. Former Member

              Entendi! Bom… depende muito da transportadora… entendo, teria que pensar em todos cenários e em todos tipos de empresa. Mas em termos de processo e bem como legislação… isso não deveria acontecer.

              Uma sugestão é adotar um novo parâmetro na view /XNFE/V_PROCCTRL. Neste caso a empresa decide se quer disparar o GR das NF-es com o código da DACTE ou exigir a leitura das NF-es.

              Depois coloco lá no idea place!

              Abraço

              (0) 
  1. Former Member

    Muito bom Bruno. 🙂

    Gostei da parte: “Em breve vamos divulgar mais detalhes de como todas estas novidades funcionam, especialmente a manifestação por ter um processo novo e complexo para as empresas.”

    Onde estes detalhes serão divulgados?

    Abraços e obrigada

    (0) 
    1. Bruno Terlizzi de Renzo Post author

      Oi Luciana, tudo bem?

      O portal do Help (http://help.sap.com/nfe) vai ser atualizado com a documentação oficial, porém, queremos divulgar aqui mesmo, na forma de um novo post no Blog, informações adicionais e mais práticas do uso da ferramenta.

      Estamos vendo ainda como viabilizar um vídeo. E tentando arrumar tempo também… 😥

      Abraços

      (0) 
      1. Felix M. A. Jr.

        Olá pessoal, Diga-me vc já preparam esse vídeo, gostaria de maiores detalhes de como é o funcionamento Novo monitor para portaria?

        Alguem já utilizou, pode compartilhar?


        Abs

        Félix

        (0) 
  2. Former Member

    Muito bom. As expectativas quanto a este assunto são sempre grandes. As possibilidades de aperfeiçoamento do processo e aumento de produtividade com segurança são desejos de qualquer empresa.

    Parabéns!

    (0) 
  3. Felix M. A. Jr.

    Oi pessoal, achei muito interessante, creio que muitos de nosso inconvenientes poderão ser resolvidos, porém obter os detalhes dessas mudança?

    • Monitor de portaria, como funciona?
    • Associação de mais de item do XML ao item PO
    • B2B  para pessoa fisica;
    • Ajuste a BADI para modificação do total da NF.

    Temos quase todos esses cenários aqui, por isso de meu interesse…

    Deixo aqui meus parabéns pela evolução.

    Avç

    (0) 
  4. Bruno Terlizzi de Renzo Post author

    Pessoal,

    Infelizmente venho comunicar que o SP só vai ser publicado no portal nas próximas 12 horas, pois tivemos um problema com um colega na Índia que deveria ter liberado o pacote. Como já é meia-noite lá, somente na primeira hora da manhã é que alguém poderá resolver o problema com a publicação.

    Não se preocupem, eu volto a informar quando estiver disponível. Não vai atrasar mais do que isso.

    Peço desculpas em nome da SAP.

    Atenciosamente,

    Bruno Renzo

    (0) 
  5. Former Member

    Olá Pessoal.

    Parabéns pelas melhorias.

    Para os materiais controlados por lote, a digitação do número do lote diretamente no GRC ao invés de utilizar a VL32N também estará disponível neste SP ou ainda esta em desenvolvimento?

    Abraços.

    (0) 
    1. Bruno Terlizzi de Renzo Post author

      Oi Leolindo, tudo bem?

      Ainda não temos previsão destas funcionalidades no GRC pois estamos em discussões, digamos, “filosóficas” com o pessoal do ERP standard.

      Assim que tiver notícias sobre isso vamos divulgar com antecedência.

      Abs

      (0) 
  6. Former Member

    Bruno,

    Estou com uma duvida. consegui localizar o SSL-NFE 900 13 porem creio que não posso subi-lo sem subir o resto dos componentes SAP_BASIS, SAP_ABA, PI_BASIS, SAP_BW para o SP13 correto?

    Falo isso pois o SP13 do NW 7.02 vai ser liberado apenas em 10/03.

    Ou posso subir apenas o SSL-NFE para o 13 e configurar o content novo do PI?

    (0) 
  7. Former Member

    Olá Bruno, uma dúvida. Supondo que eu tenha uma DACTE com 10 DANFS associadas, neste caso conseguiremos disparar o processamento das entradas e revisões de todo o pacote junto, ou seja, processar as 10 NFe e o CTe com um único clique ?

    (0) 
  8. Former Member

    Mais uma duvida….No ponto onde as NFe estão prontas para processamento, existe um ponto para disparar um processo para criar os Documentos de Transporte e Documentos de Custo de frete uma vez que temos o processo integrado LES x MM?

    (0) 
    1. Bruno Terlizzi de Renzo Post author

      Hoje só através de desenvolvimento dentro das BAdIs disponíveis, mas até o meio do ano pretendemos lançar o processo standard de escrituração de CT-e com suporte ao LES. Ainda sim vai precisar de algum desenvolvimento pois o LES não é e nem vai ser localizado para o Brasil.

      Abs

      (0) 
  9. Former Member

    Bruno

    Estou em um projeto que implementaram o SP13 porem os eventos novos relatados na nota não estão aparecendo, os eventos que quero que aparecam sao:

    • 210200 – Confirmação da Operação
    • 210210 – Ciência da Operação
    • 210220 – Desconhecimento da Operação
    • 210240 – Operação não Realizada

    Sabe me informar o que pode estar acontecendo, se foi erro de aplicacao do pacote do sp13 ou se tem alguma configuracao para esses eventos novos apareca no monitor?


    (0) 
  10. Claudia Wada

    Pessoal,

    Somente uma correção do texto do Bruno sobre o SP13, a nota 1763469 não é pré-requisito para o SP13. Considere o texto abaixo:

    IMPORTANTE: Se você usa a automação de entradas, é essencial implementar as notas 1763469 (EhP 05 em diante), 1754198 e 1752688 no ERP ANTES DE MIGRAR PARA O SP13!!!

    Obrigada

    (0) 
  11. Former Member

    Pessoal,

    estou estudando o Manifesto Destinatário para implementar no cliente. Podem me ajudar passando maiores detalhes sobre esse assunto? Vi que já existem algumas threads abertas, porem estou muito crua no assunto e queria entender melhor o processo.

    Obrigada.

    (0) 
  12. Former Member

    Olá Bruno bom dia.

    Eu vi que você postou sobre a obrigatoriedade de ter a licença do módulo de entradas do GRC para a manifestação do destinatário.

    Se eu não tiver a licença eu não consigo fazer nenhuma customização para essa finalidade e nem aparece os novos eventos que você citou acima?

    Há em algum lugar formal da SAP informando sobre essa obrigatoriedade?

    Estou perguntando porque em algumas threads eu entendi que seria possível customizar somente essa funcionalidade sem a necessidade da licença e preciso passar essa informação para a gerência da empresa, informando sobre a obrigatoriedade.

    Estou lendo o link que você enviou para eu me entender melhor do assunto.

    Obrigado.

    (0) 
    1. Former Member

      Oi Dulcimar.

      As configurações do manifesto do destinatário vem desativadas na implementação do SP. Como já foi divulgado aqui a solução vem juntamente com a solução de automação ou pode ser licenciada a parte. O melhor caminho é você consultor o gerente de contas da SAP que atende a sua empresa.

      * Sem a licença você não pode alterar as configurações para gerar o MD; o que voc~e pode fazer é desenvolver um programa Z.

      Abraço

      Eduardo Chagas

      (0) 
      1. Claudia Wada

        Oi Dulcimar,

        Somente para ressaltar o que o Eduardo disse, somente quem possui a licença do módulo de entradas do GRC pode utilizar a solução da Manifestação do Destinatário.

        Abraços

        (0) 

Leave a Reply