Skip to Content

NF-e Entrada – XML de cancelamento

NF-e de cancelamento

Ao receber um cancelamento de uma NF-e de entrada, o SAP NF-e (GRC) busca automaticamente o status do Aviso de Remessa/Inbound Delivery no ERP.  Nesse momento o sistema  verifica se o processo de entrada de mercadorias para a NF-e em questão já foi iniciado. Se o processo de recebimento de mercadoria não foi iniciado, o ERP irá excluir o aviso de remessa e retornar com mensagem de sucesso para a solução SAP NF-e. Caso o processo de entrada de mercadorias tenha iniciado, o Aviso de Remessa não poderá ser excluido e o ERP irá retornar o erro para o SAP NF-e.

ℹ A exclusão automática do Aviso de Remessa somente é possível para aqueles que foram criados pela solução automação no SAP NF-e.

Existem dois processos de cancelamento para cancelar uma NF-e, CANCEL00 e CANCEL01. Onde cada tipo de processo tem um processo de cancelamento fixo atribuído a ele. Veja abaixo:

CANCEL00

– NF-e de Compras normal (NORMPRCH)

CANCEL01

– NF-e para outros processos sem DANFE (SIGNAUTH)

– NF-e para outros processos com DANFE (SIGNAUT2)

– NF-e sem atribuição de processos de negócios (BUPRODET)

– NF-e Transferência de estoque (STOCKTRF)

ETAPAS DO PROCESSO DE CANCELAMENTO

Processo de cancelamento – CANCEL00

Ao receber um XML de cancelamento de uma NF-e de Compra Normal, o sistema executa os seguintes passos:

Passo 1. Atribuir o processo Cancelamento de uma NF-e (CANCEL00).

Passo 2. Verificar assinatura do parceiro de negócio (SIGNATUR). Nessa etapa o sistema verifica se a assinatura digital do parceiro de negócio é válida.

Caso ocorra um erro no processamento automático o usuário pode rejeitar o XML de cancelamento. Neste caso, não existe a opção de informar o motivo da rejeição ou mesmo notificar o parceiro de negócio como ocorre no processamento de uma NF-e. Uma vez rejeitado o cancelamento o sistema retorna para o documento original.

Snap4.jpg

Mesmo tendo rejeitado, o XML de cancelamento fica armazenado na base do SAP NF-e e pode ser consultado no monitor fiscal através do botão Selecionar detalhes ou Exibir XML de cancelamento nos detalhes da NF-e.

Passo 3. Verificar a autorização após anulação do XML (AUTHCANC). Nesta etapa o sistema verifica o status do XML de cancelamento junto a SEFAZ que autorizou o documento.

Passo 4. Chegada XML no caso de DANFE existente (XMLARRIV).

Passo 5. Eliminação de um fornecimento no ERP (DELDELET). Nessa etapa o sistema irá eliminar o Aviso de Remessa criado pela automação da NF-e. Caso o processo de entrada de mercadorias tenha iniciado, o Aviso de Remessa não poderá ser excluido, e SAP ERP irá retornar o erro para o SAP NF-e.

Passo 6. Verifique atividades manuais no ERP (ERPTASKS). Nessa etapa o usuário deve verificar os lançamentos no ERP para certificar-se que que foram corretamente cancelados. Essa é uma atividade manual e não pode ser alterada para automático nas configurações.

Passo 7. NF-e completa. Se todas estas etapas tiverem sido verificadas, em seguida, o processamento da NF-e é encerrado. 

* Caso ocorra alguma falha no processo automático, então o usuário pode realizar manualmente as ações no Fiscal Workplace.

Processo geral de cancelamento – CANCEL01

Ao receber um XML de cancelamento de uma NF-e cujo processo atribuido seja o processo de cancelamento geral, o sistema executa os seguintes passos:

Passo 1. Atribuir o processo Cancelamento de uma NF-e (CANCEL00).

Passo 2. Verificar assinatura do parceiro de negócio (SIGNATUR).

Passo 3. Verificar a autorização após anulação do XML (AUTHCANC).

Passo 4. Verifique atividades manuais no ERP (ERPTASKS).

Passo 5. NF-e completa.

6 Comments
You must be Logged on to comment or reply to a post.
  • Eduardo,

    Este processo de cancelamento descrito também pode ser aproveitado para o processo em que meu fornecedor emite uma nota de entrada para “matar” uma nota de saída recusada?

    obrigado

    • Descuple Fabio não sei se lhe entendi. Esses processos são definidos quando você recebe um XML de cancelamento.

      Se o seu cliente ou fornecedor emitir uma nota fiscal para anular a operação é diferente.

      Abraço

      Eduardo Chagas

      • Sim, esse foi meu entendimento inicial também, quando você recebe um XML de cancelamento o sistema trabalha com os processos CANCEL00 e CANCEL01.

        Agora quando existe o cenário que eu comentei: “Fornecedor emite uma nota de entrada para “matar” a nota de saída  que foi recusada pelo seu cliente”, acredito que ele seja comum na maioria das empresas, existe algum tratamento para ele via configuração ou BADI?

        Obs.: Esta nota fiscal de entrada do fornecedor está vindo para nosso monitor fiscal de entrada no GRC.

        abs

  • Pessoal boa tarde,

    Sei que o assunto é antigo, mas tenho um problema referente ao cancelamento.

    Quando o XML é recebido “/XNFE/COLLECT_DOCUMENTS”, é criado o evento de Conhecimento da operação. Se a NFe for cancelada o sistema altera o processo e tem o evento do cancelamento. Até ai tudo certo.

    O problema aqui é que temos uma parcela de XML que recebemos por e-mail e nestes casos não tem o evento de Conhecimento da operação. Justamente nestes casos, não esta tendo a mudança de status no GRC como nos casos que é tudo download.


    Alguém sabe como solucionar isso?