Skip to Content

Short english overview:

Actively participating in the SCN in your own language

This blog describes how someone that isn´t fluent in English can not only participate by accessing the well known language specific content (wiki and forums), but also participate in writing blogs.

 


 

A língua padrão do SCN é o inglês, como o idioma da SAP é inglês, não há dúvidas quanto a isso. Mesmo que a SAP seja uma empresa alemã, você não encontra conteúdo escrito em alemão; não existem fóruns, blogs, artigos, wiki ou qualquer outro conteúdo em alemão. Mas isto não significa que você só possa contribuir no SCN sabendo inglês. O SCN fala outras línguas além do inglês:

  • Português
  • Espanhol
  • Chinês

Só em português temos alguns fóruns muito bem freqüentados e cuidados. Desde o SAP Forum 2011 temos também um Wiki incrível, cheio de conteúdos úteis.
Mas como uma pessoa expressa a sua experiência, a sua opinião? Este é o objetivo e o formato de um blog. Até hoje existem poucos blogs escritos em outro idioma que não o inglês.

Durante o SAPPhire NOW 2011 em Orlando tive a oportunidade de falar com a Marilyn Pratt sobre isso. Gravamos um vídeo e segue o que ela tem a falar para a comunidade  do Brasil:

*Obrigado ao Mauricio Roberto Cruz (@mrc_cruz) e Marlo Simon (@marlosimon) por criarem as legendas.

Para quem não tem acesso a Youtube, segue as legendas:

Bom dia Brasil e a SAP Community Network (SCN) do Brasil.
Primeiramente gostaríamos de dizer obrigado a todos que têm participado, Ontem eu conheci um outro Marcelo, além do Marcelo Ramos, e eu sei que existem outros brasileiros ativos no SCN.  
Gostaria de encorajá-los a serem mais ativos e participar dos SAP Inside Tracks eu sei que já tivemos um evento em São Paulo.
Porém também gostaríamos de fazer algo que seja mais específico para os idiomas e como migraremos para o Jive, acredito que esta seja uma oportunidade para termos mais atividades de uma comunidade dedicada de brasileiros que são profissionais SAP.
Entrem em contato comigo, Marilyn Pratt, Jeanne Carboni e Gali Kling-Schneider.
Nós gostaríamos muito de vê-los envolvidos, de forma inovadora nos Wikis, e envolvidos nos atividades especificas de seu idioma em nossa comunidade.
Bem-vindos!

Resumindo: Sim, você também pode  publicar blogs em português!

Se você é um expert em uma área de interesse para o Brasil, ou quer expressar a sua opinião sobre um assunto que toca os profissionais SAP aqui no Brasil: compartilhe!
Pode usar o português, já que os seus leitores com certeza serão quase todos do Brasil.

Eu só peço um favor: escreva também um pequeno resumo do seu blog em inglês, assim as pessoas que não sabem português e que não conhecem o Google Tradutor podem no mínimo ter uma idéia sobre o conteúdo do seu blog.

Como publicar um blog em PT:

Depois que você criou o seu perfil de um blogger no SCN, crie um novo blog.

image

Dê um título, selecione como idioma o português, escolha de uma a cinco categorias e selecione a área aonde você quer receber os pontos.

image

Também preenche o campo de uma descrição do seu blog.

image

Não se esqueça de colocar um “lead-in blurb” para provocar uma discussão.

To report this post you need to login first.

8 Comments

You must be Logged on to comment or reply to a post.

  1. Marlo Simon
    Tobias,

    Thank you for having this conversation with our dearest Marilyn Pratt and help increase the footprint of our local community. Always a pleasure working with you and our fellows Brazilian SAP Mentors.

    A melhor parte certamente é pode fazer comentários em português!!
    Brasil, a nova fronteira foi desbravada, queremos ver a sua colaboração em temas locais aqui no SCN também em português!

    Abraços,
    Marlo Simon.

    (0) 
  2. Mauricio Cruz
    Awesowe post Tobias!

    We know that many of brazilians aren’t posting because of the language.

    Mas acredito que com esse post muita gente vai começar a repensar e criar mais e mais material em português (e em inglês também, é claro!)

    É muito simples postar um blog, e com esse guia fica mais simples ainda.. só não criar material quem não quiser daqui pra frente 🙂

    Abraços!
    Mauricio Roberto Cruz

    (0) 
    1. Tobias Hofmann Post author
      Yes, too many want to blog but give up as english isn’t the corporate language in Brazil.

      Mas, já que um estrangeiro consegue de publicar um blog em português, os brasileiros também vão conseguir! Há tantos assuntos interessante para um blog em PT: ASUG do Brasil, NF-e, SIT, upgrades, a situação do mercado do trabalho, treinamentos, certificação (que não está disponível em PT), livros SAP em PT (alô SAP Press!)

      Abraço,
      Tobias

      (0) 
  3. Flavio Furlan
    Today is a historic day for SAP Community in Brazil!  Now it’s a good opportunity to all brazilian and any other people that speak portuguese!

    Congratulations to everybody involved in this initiative!

    Message to Brazil SAP Community:

    Se a sua desculpa em publicar no SCN era o idioma, essa desculpa não existe mais! Vamos compartilhar!!!

    Regards,

    (0) 
  4. Raquel Pereira da Cunha
    Hello Tobias,
    I totally support this initiative and agree with you and Marylin.  
    O mais interessante é este blog ter vindo de alguém cujo idioma nativo não é o Português mas tem procurado participar ativamente do SCN em Português. Só temos a agradecer a você.

    Vou tentar escrever em Português também 🙂

    Best regards,
    Raquel

    (0) 
    1. Tobias Hofmann Post author
      Hi Raquel,

      without the warm welcome and support of other Brazilian SCN members (Marlo, Henrique, Marcelos) I doubt I would be active in the Brazilian community.

      Quero ler o seu blog. Precisamos mais conteúdo em portugues, já para mostrar o mundo que há bons profissionais no Brasil!

      Att, Tobias

      (0) 
  5. Alexandre Carvalho
    Although I have to confess I prefer to write in English to share Brazil Localization with foreigners (for may reasons..).
    But, as you once told me, blogs in Portuguese would help us here a lot.
    Eu espero que os blogs que virão sirvam também para unir os consultores daqui do Brasil e não somente cobrir temas técnicos ou do dia-a-dia de projeto.

    Parabéns mais uma vez!!

    (0) 

Leave a Reply